GA DA LOMBA

Cresceu como filho único, mas sua infância, embora solitária, foi repleta de alegria ao lado de amigos e primos, com os quais brincava, jogava football e ia á praia de mar.

Desde cedo tinha uma grande paixão pelamúsica e decidiu ser artista. No liceu inicioucomo “Gá Pizada” e com uma grande influência do hip hop americano começou a deixar a sua marca por onde passava e integrou um grupo de nome Black Star que após várias mudanças se transformou em Black Stone que deixou a sua marca no panorama do hip hop nacional.

Artista cabo-verdiano, nasceu na cidade da Praia nos anos 80, filho de uma mãe independente, dedicada e batalhadora e de um pai emigrante.

Tinha como idolos 2Pac, Dmx, Onyx, Nas, Jay z, The Lox, Black Side, Ice Company, Djedje e Mito.

No penúltimo ano do liceu, mudou-se para os EUA onde pode beber da cena hip hop americana e tornou-se fluente na língua inglesa. Depois de alguns anos nos EUA regressou para Cabo Verde onde gravou os seus primeiros singles no projecto Hip Hop Praia e um dueto com Sté num mixtape, inciando uma carreira musical mais a sério, a solo.

Após gravar o seu primeiro mixtape “Sec. XXI” passou por momentos difíceis devido ao consumo de drogas num período de 15 anos, mas passou por um tratamento e hoje já la vão 9 anos que vive em recuperação numa luta diária. Acabou os seus estudos secundários, fez curso de formação profissional em manutenção e instalação de sistemas informáticos e na área de cozinha nível IV, exercendo atualmente a profissão de guia turístico certificado.

Em 2016 lançou um mixtape, no qual o single “Mama Perduam” foi nomeado na categoria de melhor hip hop nos CVMA, em 2017 participou no reality show Casado Líder onde o seu projecto social saiu vencedor e em 2017 lançou o seu álbum a solo “Dupla Personalidade”, onde mudou de Gá Pizada para Gá da Lomba, tendo participado em vários festivais nacionais e internacionais 2019 venceu Menção Honrosa dos CVMA e no ano 2020 venceu Melhor Hip Hop com a musica Anju da Guarda coma a participação de Grace Evora e Melhor Colaboração com a participação do Kuumba nos CVMA.

GARAH, É NHA DILEMA

Desde 2016, tem trabalhado em todo o pais no projecto social “Nunca Experimentar” que visa prevenir e resgatar jovens do consumo de drogas através da sua história de vida tendo em conta que nesse momento já passou por 205 lugares diferentes incluindo 6 ilhas de Cabo Verde entre Liceus, Escolas primarias, Comunidades, etc… No total mais de 15.000 pessoas jovens, crianças e adultos beneficiaram desse projecto, assim que mais de 40 famílias. De mesmo, mais de 15 jovens já foram encaminhados para um tratamento.

O artista continua o seu trabalho social na matéria de prevenção e resgate de álcool e outras drogas através da sua Fundação Garah, criada em 2022, no qual o artista visiona impactar ainda mais pessoas que precisam de ajuda.